Para as pessoas que gostam de outlier, acabamos de observar um!

Na manhã de hoje observamos uma queda de mais de 30% do ativo (apesar de termos recuperado de forma significativa do movimento). Para mim esses momentos de estresse de mercado são perfeitos para validarmos algumas teses de mercado e compreendermos o que acertamos e erramos nesse momento.

Pensando nisso, estamos fazendo esse report especial apenas para falar desse momento de correção de mercado para vocês.

1 — Liquidação, o risco sistêmico do mercado de criptomoedas

Não poderíamos deixar de iniciar a análise avaliando o que ocorreu com o mercado. Há uma combinação de fatores que causaram essa queda do ativo, mas sem dúvidas a influência do mercado varejo foi a principal delas.

O sentimento do mercado está em seu menor patamar nos últimos 360 dias devido a serie de twetts do Elon Musk em relação ao BTC. Esse angustia do investidor varejo somado a alta alavancagem do mercado de criptomoedas causaram muito da correção que estamos observando agora.

Esse pânico e essa alavancagem tornam-se evidente quando observamos que o mercado recuperou mais de 18% ao longo do dia.

Um fato que nos mostra a primeira lição em relação ao mercado de criptomoedas em momento de correção: Sempre é bom ter ordem limit para aproveitar momentos de queda. A exemplo das ordens a 32 mil dólares em BTC de nossa carteira perfeita.

Aprendizado: Sempre ter ordens limit para aproveitar as quedas por conta do excesso de alavancagem do mercado.

2 — A tese de dominância do Bitcoin se mostrou eficiente

O segundo aprendizado desse movimento de queda foi em relação a dominância e resiliência do Bitcoin em momentos de baixa. Apesar da queda expressiva do ativo, sua dominância aumento em mais de 9%, o que preserva o capital para alocações em altcoins, que em momento de alta tendem a possuir uma valorização mais exponencial.

Para os investidores que estavam pensando em alocar em DeFi e em ETH agora pode ser uma oportunidade muito interessante.

Aprendizado: O Bitcoin é o ativo mais resiliente para quedas do mercado de criptomoedas.

3 — Precisamos de DeFi

Se você estava na frente da tela no momento da correção do mercado, tenho certeza de que sua corretora muito provavelmente ficou off-line.

A sobrecarga dos sistemas tradicionais é um grande problema que o mercado DeFi possui a capacidade de resolver. Entretanto, especificamente neste dia essa solução não foi viável devido as altíssimas taxas de gas da rede da ETH.

Nesse sentido fica claro: se os problemas das taxas das DeFi forem resolvidos teremos uma grande vantagem competitiva desse setor em relação ao mercado centralizado. (E ele está sendo resolvido).

Aprendizado: As taxas da rede da ETH serão um deal breaker para o ativo.

4 — Os fundamentos não mudaram, eles melhoraram.

Para concluir essa análise de queda de mercado, acredito que a reflexão final é: O preço mudou, os fundamentos não.

Ainda teremos EIP 1559, The merge, Rollups na ETH. O mercado DeFi apresenta vantagens competitivas em relação ao mercado centralizado. O BTC ainda possui um valor muito menor que o ouro, apesar de ser uma reserva de valor muito semelhante.

Espero que tenham aprendido e aproveitado essa queda. Esse dia é um dos mais importantes para o nosso portfolio e nosso investimento no mercado.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store