O significado da Ethereum 2.0

Acredito que esse será um dos Minutos Criptos mais longos da história, pois recebi dezenas de dúvidas sobre a Ethereum 2.0 desde que foi confirmado seu lançamento.

Então, hoje, decidi explicar, no detalhe, o significado da Ethereum 2.0 para o ecossistema das criptomoedas…

A maior Blockchain da Atualidade

Um dos projetos que sou mais apaixonado e mais observo utilidade no mercado das criptomoedas é a Ethereum.

Em sua essência, o propósito desse projeto é criar uma única Blockchain que será a base para todas as aplicações descentralizadas, desenvolvendo um verdadeiro ecossistema no mercado de criptomoedas e uma ideia de Web 3.0.

Em apenas cinco anos de existência, essa Blockchain irá ser responsável por registrar mais de um trilhão de dólares em transações apenas em 2020 e cada vez mais se consolida como a maior Blockchain do mercado de criptomoedas.

Portanto, se pensarmos na revolução do mercado de criptomoedas, a ETH é um dos pilares fundamentais para isso, especialmente pelo fato de sua Blockchain ser utilizada não só para transações envolvendo Ether e stablecoins (como USDC, TUSD e USDT), como também para projetos de aplicações descentralizadas, como MakerDAO, Uniswap, Aave e Chainlink.

Então, se você investe em alguns dos tokens que citei ou em qualquer token ERC-20, a ETH 2.0 irá te afetar logo menos… Por isso é fundamental compreender esse projeto.

Por que ETH 2.0?

Para tornar a Blockchain mais barata e escalável, especialmente para os projetos que estão utilizando o mercado.

Basicamente a ETH 2.0 faz duas mudanças fundamentais na Blockchain da ETH: uma em seu algoritmo de consenso (maneira que o ativo é validado); e a segunda é que ela divide a Blokchain da ETH em várias partes. Sendo isso feito em quarto etapas que devem durar pelo menos quarto anos (Fase 0, Fase 1, Fase 2 e Fase 3).

Lançamento da ETH 2.0

Neste mês de novembro emos mais um passo rumo a tudo isso, com a confirmação do lançamento da Ethereum 2.0 para primeiro de dezembro de 2020, após serem depositados mais de 700 mil Ether (cerca de 420 milhões de dólares) no contrato de stake que dará início a fase 0 da ETH 2.0.

Contrato Genisis da ETH 2.0: https://etherscan.io/address/0x00000000219ab540356cbb839cbe05303d7705fa

Sendo importante ressaltar que esses mais de 400 milhões de dólares são uma aposta nesse projeto, dado que eles só poderão ser retirados em 2022, quando teremos o início da fase 1.5 da ETH.

Então o significado disso é que temos mais de 400 milhões de dólares sendo confiados ao time de desenvolvedores da Ethereum, sendo mais de 19 mil validadores que decidiram apostar nessa revolução.

Próximos passos…

A pergunta que você está fazendo é: o que isso mudará?

A resposta é simples: no curto prazo (próximo ano) nada!

Apenas teremos o lançamento da Beacon Chain (uma Blockchain secundária da ETH) que irá validar esse modelo de Proof of Stake, caso tenha sucesso iremos avançar para próximas fases e consequentemente começaremos a observar alterações mais profundas…

Se o teste na Beacon Chain funcionar, a próxima etapa (em 2021) será a fase 1 da ETH 2.0, que começará o modelo de Shards (que é a divisão da Blockchain).

Caso isso funcione teremos a integração da Beacon Chain com a Blockchain Mainnet (principal) da ETH e apenas assim veremos o início do impacto desse projeto (após 2 anos).

Por fim, apenas em 2023 veremos a integração disso para a parte de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas e consequentemente veremos as taxas das transações em DeFi (por exemplo) caírem por conta do aumento da escalabilidade.

De maneira resumida, essa será a ETH 2.0.

E se quiser souber mais sobre esse ativo e sua significância, entre em contato comigo por aqui.

Seu Acesso ao Mercado de Criptoativos

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store