O preço do Bitcoin é sustentável para o longo prazo?

Mercurius Crypto
3 min readDec 9, 2020

Por: Orlando Telles

Um dos termos que você mais deve ter escutado recentemente é ATH (All Time High), que, em uma tradução literal, significa o preço mais alto de todos e, basicamente, é utilizado na comunidade das criptomoedas para denotar que temos o maior valor da história do Bitcoin.

De modo geral, na grande maioria do mundo (Turquia, Nigéria, África do Sul) já estávamos vivendo a ATH, inclusive aqui no Brasil. Entretanto, para alguns países, isso ainda não era uma realidade, especificamente nos EUA, onde temos o dólar como moeda base (e principal par) para o Bitcoin.

All Time High do Bitcoin em outros países

Com isso, a grande pergunta que a maioria do mercado está realizando é: “Esse novo preço do Bitcoin é sustentável no longo prazo?”

O Bitcoin é sustentável para o longo prazo?

Para responder essa pergunta, o ponto central é entender quem está investindo em Bitcoins.

Interesse do Bitcoin ao longo do tempo (Google Trends)

Se observamos o interesse do termo compre Bitcoin no Google Trends, percebemos que esse movimento de mercado não está ligado ao investidor de varejo (como eu e você), mas, ao que tudo indica, ao investidor institucional.

Preço do Bitcoin x Interesse institucional no ativo

Então, é necessário entender a tese de investimentos desses investidores que os fazem investir no Bitcoin agora.

Sua tese é, basicamente, a assimetria do preço do Bitcoin em relação a outros mercados (como o ouro), e o fator dele ser um excelente diversificador (como explicamos de maneira mais completa nessa análise).

Enquanto essas premissas forem válidas, de fato a alta do mercado de criptomoedas possui bases fundamentalistas para se manter, dado que esse movimento atual do mercado possui um viés muito mais bem fundamentado que o de 2017, e a rede está longe de apresentar sobrecarga ou problemas de escalabilidade (ao menos no curto prazo).

Está investindo no Bitcoin? Então olhe para o mundo!

É fundamental ressaltar um ponto em meio a toda essa análise: o investidor institucional é racional e está com seu portfolio em diversos outros mercados, ou seja, ele não está long only no Bitcoin (exposto apenas ao Bitcoin), como boa parte dos investidores atuais do mercado de criptoativos.

Isso significa que se existirem alterações macroeconômicas que impactam os investidores tradicionais, seja o aumento da taxa de juros, o que implica na saída dos investidores a mercados mais arriscados (como as criptomoedas), seja a redução da expectativa de inflação.

Será natural a saída de parte do capital institucional do Bitcoin em uma queda do mercado, sendo esse o motivo pelo qual é tão fundamental continuar acompanhando a situação macroeconômica do mundo e ter posições de proteção em sua carteira de criptomoedas.

A All Time High atual do Bitcoin é muito baseada em fundamentos e na situação vivida na atualidade, entretanto os investidores atuais dessa ATH não estão no Bitcoin por acreditarem no ativo, mas porque observaram uma precificação assimétrica de mercado (ele estava barato), e esses investidores (como todos) querem ganhar dinheiro.

Se tivermos uma mudança de perspectiva, teremos queda!

--

--